Sobre nós

Conheça a Pars

A Pars S.A. . é uma sociedade de economia mista, integrante da administração indireta do município de Curitiba, criada pela Lei Municipal nº 16.538 de 25/06/2025. Vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, a Pars nasceu para estruturar e desenvolver projetos de concessão e parcerias público-privadas (PPPs) que viabilizem investimentos estratégicos e melhorem a qualidade dos serviços públicos em Curitiba.

Com foco inicial em áreas prioritárias - saúde, educação, habitação, infraestrutura urbana e meio ambiente - a Pars tem a missão de acelerar a execução de projetos essenciais do município, unindo a agilidade e a inovação do setor privado ao compromisso público de entregar serviços de excelência à população. A criação da empresa faz parte da estratégia da Prefeitura para multiplicar a capacidade de investimento e reduzir burocracias, sem abrir mão da transparência e do controle público. Importante destacar que as parcerias não implicam privatização de serviços essenciais - a titularidade desses serviços continua do município.

Entre os primeiros projetos em desenvolvimento com apoio da Pars está a construção, operação e manutenção do Hospital e Maternidade do Bairro Novo, no Sítio Cercado por meio de uma PPP, um dos grandes compromissos da gestão municipal. A Pars também apoiará iniciativas como a ampliação da iluminação pública inteligente, programas de habitação popular e modernização do centro da cidade, sempre buscando modelos de parceria que tragam inovação tecnológica, eficiência operacional e benefícios sociais concretos.

A Pars S.A. conta com uma equipe multidisciplinar de engenheiros, arquitetos, economistas, advogados, gestores públicos e especialistas em tecnologia. Essa estrutura técnica qualificada permite à empresa modelar projetos robustos. Nos próximos anos, a Pars pretende atrair um ciclo robusto de investimentos para Curitiba, potencializando recursos em prol da cidade. Além disso, a empresa prestará serviços de consultoria e modelagem de parcerias para outros entes federativos - uma estratégia que, além de fomentar o desenvolvimento regional, fortalecerá o papel da Pars como estruturadora de projetos.